Cientistas descobrem o planeta das penas: é um dos mais leves dos exoplanetas conhecidos até hoje

Chama-se GJ 367 be é realmente uma pena: tem massa igual à metade da Terra, classificando-se como um dos mais leves dos quase 5.000 exoplanetas conhecidos até hoje. A descoberta é obra de um grupo de pesquisa internacional (78 cientistas), incluindo a nossa Universidade de Torino.

Ele tem um diâmetro de pouco mais de 9.000 km, um pouco maior que o de Marte, e leva apenas 8 horas para fazer uma revolução em torno de sua estrela, portanto, um ano do planeta de penas corresponde a um terço do dia da Terra. Por esta razão, GJ 367 b é chamado no jargão científico de planetas de período ultracurto (planeta com período orbital muito curto), como todos aqueles com período orbital menor que 24 horas.

O GJ 367 b foi descoberto graças ao telescópio espacial TESS ( Transiting Exoplanet Survey Satellite ) da NASA, usando o método de trânsito, que consiste em medir a diminuição da luz de uma estrela quando ela é parcialmente obscurecida por um planeta que passa à sua frente.

Para confirmar os dados preliminares, os pesquisadores usaram o espectrógrafo HARPS do European Southern Observatory (ESO), que lhes permitiu determinar a massa do planeta.

Graças à determinação precisa de seu tamanho e massa, podemos classificar o GJ 367 b como um planeta rochoso – explica Davide Gandolfi, coautor da pesquisa – É um dos menores exoplanetas terrestres cuja massa foi medida com precisão.

Em particular, o raio e a massa foram determinados com uma precisão de 7 e 14% respectivamente, e com esses dados os pesquisadores puderam deduzir informações importantes sobre a estrutura e composição interna do exoplaneta.

GJ 367 b tem uma densidade de cerca de 8 gramas por centímetro cúbico, maior do que a da Terra. Isso sugere que o planeta possui um núcleo muito grande de ferro e níquel, semelhante ao de Mercúrio, o planeta mais interno do Sistema Solar – explica Maria Luisa Serrano, outra coautora – A proximidade do planeta de sua estrela o expõe a um nível de radiação extremamente alto, mais de 500 vezes mais intenso do que o que a Terra recebe do sol.

Por esse motivo, os cientistas estimam que a temperatura da superfície esteja em torno de 1.500 graus Celsius, temperatura compatível com o derretimento de rochas e metais: portanto, é possível que a superfície do GJ 367 b esteja coberta por um mar de lava.

Embora não conheçamos bem sua origem, acreditamos que o GJ 367 b se formou a distâncias muito maiores de sua estrela e posteriormente migrou para as regiões mais internas do sistema planetário, atingindo sua órbita atual.

O planeta recém-descoberto orbita em particular em torno de uma anã vermelha com um raio igual a cerca de 45% do Sol e uma temperatura de superfície de cerca de 3.200 graus Celsius, o que lhe dá uma cor avermelhada.

Nossa equipe está observando intensamente o GJ 367 com o HARPS em busca de outros exoplanetas, a fim de estudar a arquitetura externa do sistema e estudar melhor suas origens.

Gandolfi conclui.

O trabalho foi publicado na Science.

Fontes: Universidade de Torino / Science