Formas de vida alienígenas “diferentes de tudo que já vimos” podem estar se escondendo nas nuvens de Vênus, sugerem os cientistas

Vênus em si é tão quente que é inconcebível ter formas de vida, e se há vida nas nuvens é provável que sejam micróbios como as bactérias da Terra – embora com uma composição química diferente da que vimos em nosso planeta, ou mesmo em planetas vizinhos como Marte.

Isso ocorre porque a vida em Marte tem mais probabilidade de ser semelhante à da Terra e, portanto, os cientistas têm uma ideia maior do que esperar. Vênus, em contraste, é diferente de qualquer outro planeta do sistema solar.

Em um novo estudo, Pesquisadores da Cardiff University, MIT e da Cambridge University modelaram um conjunto de processos químicos para mostrar que – se a amônia estiver realmente presente – ela desencadearia uma cascata de reações químicas que neutralizariam as gotículas circundantes de ácido sulfúrico.

A explicação mais plausível é que a origem da amônia é biológica, ao invés de forças naturais, como raios ou erupções vulcânicas.

“A amônia não deveria estar em Vênus”, disse a coautora do estudo, Professora Sara Seager, do Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias (EAPS) do MIT. “Tem hidrogênio ligado a ela, e há muito pouco hidrogênio ao redor. Qualquer gás que não pertence ao contexto de seu ambiente é automaticamente suspeito de ser feito pela vida. ”

Algumas assinaturas químicas nas nuvens ficaram sem explicação durante décadas: a presença de oxigênio; partículas não esféricas; e níveis inesperados de vapor d’água e dióxido de enxofre.

Pensou-se que isso poderia ser explicado pela poeira – talvez os minerais varridos da superfície de Vênus tenham feito seu caminho para as nuvens e interajam com o ácido sulfúrico. O problema, entretanto, era que a quantidade de poeira necessária para que isso fosse verdade seria muito grande.

“Há muitos outros desafios a serem superados pela vida, se for para viver nas nuvens de Vênus”, disse Bains. “Para começar, quase não há água e toda a vida que conhecemos precisa de água. Mas, se houver vida, neutralizar o ácido tornará as nuvens um pouco mais habitáveis ​​do que pensávamos.”

As chances de vida estar presente em Vênus são muito pequenas, disse o Dr. Bains, que permanece cético de que esses problemas possam ser explicados por extraterrestres. Isso pode vir, no entanto, da vasta disparidade que a vida em Vênus poderia ter em comparação com a vida na Terra, bem como da escala absoluta da possibilidade de vida alienígena.

Em 2023, a missão Venus Life Finder será lançada para estudar partículas de nuvem, mas a detecção de vida alienígena levará tempo. Enviar hardware para Vênus é desafiador e caro, com o objetivo final de recuperar uma amostra que poderia conter vida e devolvê-la à Terra para um estudo muito maior do que poderia ser conduzido remotamente.

O Dr. Bains prevê que tal estudo é antes de 2040.

Esta não é a primeira vez que a descoberta de uma substância química dá indícios de que pode haver vida extraterrestre em Vênus. No ano passado, cientistas da Universidade de Cardiff também encontraram traços de fosfina, um gás raro e tóxico, na atmosfera.

Fonte: independent

Nascida e criada em São Paulo, é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e Master em Programação Neurolinguística. Trabalha como redatora publicitária, redatora de conteúdo e tradutora de inglês e espanhol. Apaixonada por animais e viagens, morou no Canadá e no Uruguai, e não dispensa uma oportunidade de conhecer novos lugares e culturas.