Um asteroide gigante maior que o Imperial State Building passará “perto” da Terra

Lá vem mais um! Chama-se (7482) 1994 PC1 e é um asteróide maior que o Imperial State Building que nos saudar[a em 18 de janeiro (mas a uma distância segura). O streaming está pronto para quem quiser acompanhar o evento.

Descoberto pela primeira vez em 1994 pelo astrônomo Robert McNaught no Observatório Siding Spring, na Austrália, o asteróide passará a uma distância de 1,93 milhão de quilômetros da Terra, cerca de 5,15 vezes a distância Terra-Lua, em 18 de janeiro. Apesar de ser classificado como ‘Potencialmente perigoso’, na realidade não há absolutamente nenhum perigo, de fato, uma visão nos espera para admirar .

Como explica o ScienceAlert, o corpo celeste tem um arco orbital de apenas 47 anos, que corresponde ao período de tempo entre as observações em nosso céu noturno. A última abordagem foi há 89 anos, em 17 de janeiro de 1933, a uma distância um pouco menor (mas ainda muito segura) de 1,1 milhão de quilômetros. Prevê-se que da próxima vez estará a uma distância semelhante da Terra em 18 de janeiro de 2105.

Esta visita de perto permitirá que os astrônomos aprendam mais sobre um asteroide rochoso do tipo S, que pertence ao grupo de asteroides Apollo, o mais comum que conhecemos com um comprimento orbital semelhante ao da Terra, incluindo (7482) 1994 PC1 orbitando em torno de o Sol a cada 1 ano e 7 meses no tempo terrestre, a uma distância entre 0,9 e 1,8 vezes a do nosso planeta.

O (7482) 1994 PC1 viajará a aproximadamente 19,56 quilômetros por segundo em relação à Terra , o que significa que aparecerá como uma estrela, “passeando” pelo céu noturno durante a noite.

asteróide gigante