Você sabia? A vida na Terra poderia ter nascido graças aos asteróides

Os asteroides podem ter contribuído para a formação da vida na Terra: uma equipe internacional de cientistas em colaboração com a NASA encontrou duas nucleobases, entre os principais componentes de DNA e RNA, em algumas amostras desses fascinantes corpos celestes extraterrestres.

É claro que, como os pesquisadores apontam imediatamente, é improvável que nosso DNA tenha se formado em um asteroide, mas essa descoberta mostra que algumas moléculas tão importantes para a informação genética podem ter vindo de mundos extraterrestres, contribuindo assim para o desenvolvimento das moléculas de vida na Terra primitiva.

O estudo indica mais uma vez que reações químicas em asteroides podem de fato gerar alguns dos ingredientes da vida, que, por sua vez, podem ter chegado à Terra por meio de impactos de meteoritos ou asteroides.

De fato, em 2010, cientistas, mais uma vez em colaboração com a agência espacial norte-americana, encontraram alguns aminoácidos, componentes fundamentais das proteínas, em um meteorito formado como resultado do “choque celestial” entre dois asteroides.

eles escreveram :

O choque da colisão aqueceu [o meteorito] a mais de 2.000 graus Fahrenheit, quente o suficiente para destruir todas as moléculas orgânicas complexas, como aminoácidos. Mas nós os encontramos de qualquer maneira

Após 12 anos, foram encontradas duas das cinco bases nitrogenadas que, juntamente com outras moléculas, formam o DNA e o RNA. E os outros três foram encontrados antes.

Agora temos evidências de que o conjunto completo de bases nitrogenadas usadas na vida hoje poderia estar disponível na Terra quando a vida nasceu

anuncia Danny Glavin, coautor da pesquisa

Então, imagem completa agora? Claro que não, o mistério da vida ainda é como o  nome já diz, um mistério. Sobre este aspecto em particular ainda é desconhecido porque as bases nitrogenadas, quimicamente purinas e pirimidinas, embora geralmente muito diferentes, em meteoritos são sempre do mesmo tipo.

Eu me pergunto por que purinas e pirimidinas são excepcionais, pois não apresentam diversidade estrutural em meteoritos carbonáceos ao contrário de outras classes de compostos orgânicos, como aminoácidos e hidrocarbonetos – escreve Yasuhiro Oba, primeiro autor do trabalho – Já que purinas e pirimidinas podem ser sintetizadas em ambientes extraterrestres, como nosso estudo mostrou, seria de esperar encontrar uma grande diversidade dessas moléculas orgânicas em meteoritos

Agora, porém, são descobertos pela primeira vez citosina e timina , pares de bases que sempre foram ilusórios em análises anteriores, provavelmente devido à sua estrutura mais delicada, que pode ter se degradado quando os cientistas extraíram as amostras.

Anteriormente, os pesquisadores haviam colocado grãos de meteorito em uma solução de alta temperatura, com o objetivo de extrair os componentes deles, mas a temperatura talvez já fosse alta o suficiente para destruir a citosina e a timina.

Desta vez, porém, foi utilizada água fria e foi possível aproveitar análises mais sensíveis, capazes de detectar quantidades menores dessas moléculas.

A descoberta não demonstra inequivocamente que a vida na Terra se formou graças a “auxílios espaciais”, mas indica que outros caminhos são possíveis e que nada a excluir, nem mesmo asteróides .

É emocionante ver o progresso na fabricação das moléculas fundamentais da biologia do espaço

conclui Jason Dworkin, coautor em nome da NASA.

O trabalho foi publicado na Nature Communication .

Fontes: Nasa / Nature Communication