Aqui está, a primeira foto do buraco negro no centro da nossa galáxia que reescreve a história

A emocionante imagem é o resultado do trabalho do Event Horizon Telescope, uma colaboração internacional que também inclui nosso Inaf, Infn, Universidade Federico II de Nápoles e Universidade de Cagliari.

Depois de M87, também chegamos: Sagitário A * , o buraco negro no centro da Via Láctea, foi fotografado pela primeira vez pelo Event Horizon Telescope , uma colaboração internacional que também inclui nosso Inaf, Infn, Universidade Federico II de Nápoles e Universidade de Cagliari.

A imagem não é apenas excitante em si, mas também representa uma evidência esmagadora de que esse objeto é de fato um buraco negro, fornecendo pistas importantes para entender o comportamento desses corpos celestes fascinantes, provavelmente no centro da maioria das galáxias.

Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel está de acordo com as previsões da teoria da relatividade geral de Einstein.

comenta Geoffrey Bower , que colaborou na pesquisa

Como explica o INAF, o buraco negro está localizado a cerca de 27 mil anos-luz da Terra na direção da constelação de Sagitário (daí o nome), por isso aparece no céu com um tamanho igual ao de uma rosquinha na Lua.

Para criar a imagem, a equipe montou oito observatórios radioastronômicos ao redor do mundo para criar um único telescópio virtual do tamanho do planeta Terra, que “apontou” para o objeto por várias noites em abril de 2017, coletando dados. uma vez, semelhante a uma longa exposição com uma câmera.

O resultado foi obtido com a indispensável contribuição do Alma, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, o radiotelescópio mais poderoso que existe, que do deserto de Atacama, no Chile, varre o cosmos em banda de rádio em comprimentos de onda milimétricos e submilimétricos.

Italia também colabora na sua operação através do ESO, o Observatório Europeu do Sul , e acolhe o nó italiano do Centro Regional Europeu Alma na sede do Instituto Nacional de Astrofísica (INAF) em Bolonha.

©INAF

As observações dão ainda mais suporte ao fato de que o espaço-tempo em torno dos buracos negros é descrito por soluções da relatividade geral, independentemente de sua massa – explica Mariafelicia De Laurentis, que liderou os testes de gravidade – Os estudos sobre o centro galáctico permitiram nos anos de realização de muitos testes de relatividade geral, mas o resultado apresentado hoje é inédito porque permite muitas medições originais sobre a gravidade e fazer nova ciência sobre buracos negros supermassivos e seu papel na evolução do universo: abrimos as portas de um novo laboratório extraordinário

O trabalho vem após o primeiro grande objetivo do Event Horizon Telescope, que é a primeira foto de um buraco negro, M87, que se parece muito com Sagitário A *, embora seja mais de mil vezes menor e menos massivo que isso. de M87 .

©INAF

E isso tornou tudo mais difícil, embora o “nosso” buraco negro esteja obviamente muito mais próximo.

A equipe teve que desenvolver novas ferramentas sofisticadas de análise de dados para levar em conta o movimento do gás ao redor do objeto, que leva alguns minutos para completar uma órbita. O buraco negro no centro da galáxia M87, por outro lado, é muito maior e o gás, que se move na mesma velocidade (próxima à da luz) em torno de ambos os buracos negros, leva dias ou até semanas para orbitar em torno dele: era, portanto, um alvo mais estável e quase todas as imagens pareciam iguais.

Esta é uma média das diferentes imagens extraídas pela equipe, que finalmente revelou este objeto pela primeira vez.

O incrível trabalho é tema de uma edição especial do The Astrophysical Journal Letters .

Fontes: INAF / INAF / Youtube / Event Horizon Telescope / The Astrophysical Journal Letters