A galáxia Whirlpool como nunca vimos em uma esplêndida imagem da NASA

Uma enorme espiral que parece ser capaz de entrar em nossos olhos e nos fazer perder para sempre: na última imagem maravilhosa da NASA a galáxia Whirpool (M51) aparece em todo o seu esplendor e deixa todos sem fôlego. A foto foi capturada em luz visível com a Advanced Camera for Surveys do Telescópio Hubble .

Maravilhe-se com os braços curvos da Galáxia do Redemoinho, as regiões rosadas de formação de estrelas e os brilhantes filamentos azuis dos aglomerados estelares

Nasa escreve no Twitter

E de fato é assim: uma espiral que conhece o infinito como o Universo é infinito.

A galáxia M51, também chamada de Whirpool devido à sua forma característica, é alvo de estudos há algum tempo e foi recentemente identificada como o possível local de um exoplaneta do tamanho de Saturno

Como a própria NASA explicou em nota de 2017, os braços da majestosa galáxia espiral M51 aparecem como uma grande escada em espiral que atravessa o espaço, mas na realidade são longas faixas de estrelas e gás embebidas em poeira, com o papel importantíssimo de “ estrela “. -formando fábricas “, comprimindo o hidrogênio gasoso e criando assim aglomerados de novas estrelas.

Descoberto por Charles Messier em 1773, o M51 está localizado a 31 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Cães de Caça. Tem uma magnitude aparente de 8,4 e pode ser encontrado mais facilmente com um pequeno telescópio durante o mês de maio.

A impressionante vista frontal e a proximidade com a Terra da galáxia Whirlpool permitem que os astrônomos estudem a estrutura de uma galáxia espiral clássica e os processos de formação de estrelas.

E hoje vamos todos olhar para ele em seu esplendor e admirar a grandeza do Universo.

Fontes: Nasa / Twitter