Lixo é encontrado até em Marte, e sabemos bem de onde vieram

Além de diferentes formas de vida, o lixo espacial foi encontrado em Marte. A notícia é divulgada pela NASA que, graças ao seu rover Perseverance, apurou a presença de um objeto brilhante facilmente identificável.

A missão Mars 2020, lançada em 30 de julho de 2020 e ainda em andamento, foi lançada com o objetivo de coletar amostras de rochas e procurar sinais de vida no planeta vermelho e foram encontrados sinais deles, mas não os esperados.

Os vestígios descobertos, para imenso espanto da equipe da missão, são de natureza humana e que natureza. Restos de um cobertor térmico usado para monitorar as temperaturas que supostamente se romperam no dia em que o rover Perseverance pousou na Cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021.

Os cientistas da NASA estavam, portanto, cientes dessa descoberta não tão singular, mas não imaginavam que poderiam encontrá-la ali mesmo.

A peça ofensiva pode ter sido transportada pelo vento, pois o local de pouso fica a cerca de 2 km de onde está o lixo espacial. Como o resto chegou lá é um mistério, mas sabemos muito bem a quem pertence.

Além da Terra, também devemos nos preocupar com o lixo que nós, seres humanos, espalhamos no espaço e em um planeta que ainda não conhecemos tão profundamente, mas que, de uma forma ou de outra, já estamos poluindo.

Juntamente com a pergunta “existe vida em Marte?” devemos também nos perguntar “há lixo em Marte?”, a resposta a esta última pergunta que agora sabemos.

Fonte: NASA/Twitter