Foi o impacto de vários asteróides que causou a inversão dos pólos da Lua ao longo de 4 bilhões de anos

Um novo mistério fascinante sobre a Lua foi revelado: uma equipe de estudiosos descobriu recentemente que a mudança dos pólos do nosso satélite foi causada por impactos com vários asteróides, que ocorreram ao longo de bilhões de anos. Para provar isso, astrônomos do Goddard Space Flight Center da NASA conduziram um experimento digitalmente “apagando” as milhares de pequenas crateras na superfície da Lua para mostrar como era o corpo celeste há 4,25 bilhões de anos.

Se você olhar para a Lua com todas essas crateras, poderá vê-las nos dados do campo gravitacional – explica David E. Smith, pesquisador do Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA) – eu disse a mim mesmo: por que não posso simplesmente pegar uma dessas crateras e aspire-a, remova-a completamente a assinatura?

Assim, a equipe de astrônomos realizou um trabalho minucioso, eliminando cerca de 5.200 crateras, com tamanhos variando de 20 quilômetros a 1.200 quilômetros, a fim de entender até que ponto as colisões com asteroides influenciaram as variações dos pólos lunares (fenômeno conhecido como True Passeio Polar) .

“Descobrimos que crateras e bacias nesta faixa de diâmetro, excluindo o Pólo Sul-Aitken (que é a enorme cratera de meteorito com cerca de 2.500 km de diâmetro no outro lado do satélite) causaram um deslocamento total do pólo da Lua. de 10 graus . de latitude – o equivalente a cerca de 300 quilômetros – dentro de 4,25 bilhões de anos ”, explicam os cientistas, cujo trabalho apareceu no The Planetary Science Journal.

O Jornal de Ciências Planetárias

Quando o asteróide atinge a massa oca, deixando depressões na superfície – ou bolsões de menor massa – a Lua se reorientou para mover esses bolsões em direção aos polos, trazendo as áreas de maior massa para o equador, por meio da força centrífuga. – A NASA esclarece em um comunicado – É a mesma força que age na massa da pizza quando um chef de pizza a joga e a gira no ar para desenrolá-la.

Uma descoberta que pode nos fornecer novas pistas sobre a evolução do nosso satélite

A recente descoberta pode ajudar os cientistas a desvendar novos detalhes sobre a evolução da Lua, mas isso não é tudo. Também pode ser útil para localizar a presença de recursos preciosos, como a água.

Os cientistas encontraram água congelada em regiões sombrias perto dos pólos da Lua, mas ainda não sabem quanto existe. – explica a NASA – Se a Lua tivesse sofrido uma mudança drástica de seus pólos em direção a uma região mais quente e menos sombreada, como o equador, a água congelada poderia ter sublimado (passado de um estado sólido para um gasoso) da superfície e, consequentemente, o novo a água teria tido menos tempo para se acumular nos pólos.

O estudo realizado recentemente será apenas um de uma longa série. Agora, os pesquisadores estão planejando novos experimentos, incluindo um que visa investigar a influência das erupções vulcânicas na mudança dos pólos lunares.

“Há algumas coisas que ainda não consideramos, mas uma coisa que queremos enfatizar é que essas pequenas crateras que as pessoas negligenciaram realmente importam”, conclui o Dr. Sander Goossens, cientista do Goddard Space Flight Center que participou do estudo.

Fontes: NASA  / The Planetary Science Journal

Graduada em mídia, comunicação digital e jornalismo pela Universidade La Sapienza, ela colaborou com Le guide di Repubblica e com alguns jornais sicilianos. Para a revista Sicilia e Donna, ela tratou principalmente de cultura e entrevistas. Sempre apaixonada pelo mundo do bem-estar e da bio, desde 2020 escreve para a GreenMe.