Sintomas de trombose a serem observados na carta da agência dinamarquesa aos vacinados

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

A Dinamarca, que foi um dos primeiros países europeus a suspender a administração da AstraZeneca em 11 de março, alertou as pessoas vacinadas nos últimos 14 dias sobre sintomas de risco com uma carta, convidando-as a contatar seu médico em caso de sinais específicos.

“O objetivo é conscientizar sobre os sintomas aos quais as pessoas devem reagir. Se você foi vacinado com a vacina AstraZeneca nos últimos 14 dias e notar quaisquer sinais de sangramento na pele ou nas membranas mucosas, você deve consultar um médico”, diz a carta.

Também tome cuidado com hematomas, exceto onde a injeção foi aplicada, pequenas manchas vermelhas na pele ou sangramento intenso.

“A Agência de Medicamentos Dinamarquesa, juntamente com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e outras autoridades reguladoras de medicamentos na UE estão investigando a vacina AstraZeneca após relatos na Europa de casos muito raros, mas graves, que envolveram pessoas que ao mesmo tempo experimentaram baixa contagem de plaquetas no sangue, sangramento e coágulos sanguíneos após receber a vacina AstraZeneca”, continua.

No momento, não há evidências para concluir que esses incidentes estão relacionados à vacina. Mas, para quem recebeu a vacina nos últimos 14 dias, estes são os sinais a serem observados como medida de precaução, enquanto decorrem as investigações:

  • sinais de sangramento da pele ou membranas mucosas
  • contusões
  • pequenas manchas vermelhas na pele
  • sangramento que não para normalmente

Além disso, pode haver outros sintomas diferentes de coágulos sanguíneos (dependendo da localização do coágulo sanguíneo no corpo):

  • uma forte dor de cabeça
  • – forte dor de estômago
  • – uma perna fria
  • – dor repentina e inesperada em partes do corpo
  • – dificuldades respiratórias
  • – paralisia de um lado do corpo

No entanto, pode haver outros sintomas de coágulos sanguíneos. Por isso, é importante estar alerta e consultar um médico se:

  • sintomas de longo prazo ocorrem após a vacinação (isto é, eles duram mais do que 3 dias após a vacinação)
  • sintomas pioram
  • novos sintomas após o desaparecimento dos sintomas bem conhecidos nos primeiros dias após a vacinação

Fonte: Agência Dinamarquesa de Medicamentos

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
Após terminar o bacharelado e o mestrado em tradução, tornou-se jornalista ambiental. Ganhou o prêmio jornalístico “Lidia Giordani”.
Você está no Facebook?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Facebook
Siga no Pinterest